Sexta, 20 de setembro de 2019
Logo

Acesso ao Painel

cadastre-se | esqueci minha senha

  • Leitura
    A A
  • Imprimir
  • Indique nosso site

Importância da ingestão de proteinas no dia-a-dia

O maior componente da massa magra como já dissemos anteriormente são os músculos. Os músculos são formados por proteínas, que por sua vez, são formadas por aminoácidos.

E quais as funções das proteínas? Apenas formar músculos?

A resposta é não.

As proteínas são essenciais para todas as funções de nosso organismo. Fazem parte de todas as estruturas de nosso corpo. Estão presentes nas membranas celulares, citoplasmas e núcleos das células, enzimas e hormônios que regulam tanto processos metabólicos como a coagulação sanguínea. Até em nossas unhas e cabelos (queratina), na pele e tendões (colágeno), nos dentes, no sangue e em nossos músculos temos proteínas desempenhando funções de importância.

Se temos um sistema imunológico defendendo de maneira adequada o nosso organismo é porque nele temos proteínas treinadas para esta função.

Nosso corpo não funciona sem proteína!

Sem ela, nosso sistema imunológico fica mais fraco, nosso metabolismo mais lento e com pequenas falhas nos processos de regeneração celular: perdemos tônus muscular e temos dificuldade para exercer as tarefas mais simples do dia-a-dia. Com uma baixa ingesta proteica pioramos muito nossa qualidade de vida e ficamos sujeitos a várias doenças, bem como a fraturas e outras complicações.

Uma ingesta correta de proteínas é fundamental para a boa manutenção da saúde uma vez que, através dela, adquirimos os BCAA (aminoácidos de cadeias ramificadas), peças chaves nos processos de reparação tecidual.

Aceita-se que a ingesta proteica diária de um indivíduo deve variar entre 1,5 g a 2,0 g por quilo de peso corpóreo. Indivíduos que pratiquem atividade física assim como idosos que tenham baixa ingesta proteica poderão complementá-la adequadamente através de uma ingesta de Suplementos Proteicos Nutricionais, de preferência, funcionais.

Drº Antonio Carlos G. Novaes – MÉDICO CRM 130.496
clínica médica – medicina do trabalho - bioimpedanciometria